quarta-feira, outubro 12, 2005

Ha um senhor que costuma andar pelas minhas bandas a vender lencos de papel. Vi-o pela primeira vez a cerca de 3 anos. Chamou-me a atencao porque tinha uma expressao extremamente doce. E estrangeiro. Anda sempre com um daqueles carrinhos de supermercado, com tachos pendurados. Um dia apanhei-o a lavar a roupa numa fonte. Outra vez vi-o a encher garrafas de plastico num chafariz. Nao sei onde dorme, mas adivinho que nao e entre 4 paredes.
Hoje voltei a ve-lo e fiquei a pensar nele. A expressao doce deu lugar a uma expressao melancolica. O olhar parece triste e cansado e ja nao sorri. So nao lhe comprei os lencos porque ando mais lisa que ele, mas nao descanso enquanto nao lhos comprar. Quero devolver um sorriso aquela expressao sofredora, ainda que apenas por uns segundos.
Acho um disparate quando dizem aquelas frases do genero «devias dar gracas por aquilo que tens. Ha muitos sem nada. Tomara muitos ter os teus problemas». Tretas! O sofrimento nao e de todo comparavel. Deveria ser feliz por ter uma casa? Por ter alguem que me sustente? Isso deveria sobrepor-se a dor de perder alguem querido? Nao! So cada um sabe o que doi e quando doi. Nenhuma dor deve ser menosprezada. Nem sequer a dor no peito de um hipocondriaco.

3 Comments:

Blogger jorge said...

concordo completamente contigo que o sofrimento de cada um nao deve ser de todo menosprezado. em primeiro lugar é impossivel quantificar a quantidade de sofrimento e em segundo lugar porque cada um sofre à sua medida. quando um dia tive um acidente dei graças ao facto de estar vivo: mas no dia a dia o facto de estar vivo é, ou deveria ser, um dado adquirido. por isso, como estou habituado a ver-me vivo, nao dou graças todos os dias a estar vivo. quanto melhor vivo, os problemas que tenho refinam-se embora a minha sensibilidade para os mesmo tambem se refine na mesma medida. assim, o meu sofrimento, a minha alegria, as minhas sensacoes sao proprias de mim, das minhas experiencias, da minhas condicoes normais, que sao, naturalmente diferentes de pessoa para pessoa.

10:44 da manhã  
Blogger NR said...

:)
Bjos

8:38 da manhã  
Blogger darkman said...

concordo bastante. sendo assim, há pessoas ainda piores que o homem dos lenços. há sempre alguem melhor, e pior que nós...

2:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home