quarta-feira, outubro 26, 2005

Depois duma ausencia mais ou menos prolongada volto com um dia em cheio.
Notei logo que algo de esquisito se estava a passar quando cheguei a paragem de autocarro. Passou o primeiro autocarro e o condutor ficou a olhar para mim com um olhar que julguei enternecido. Passou um segundo autocarro ja eu estava sozinha na paragem e o condutor abrandou e fez-me um cinal com a cabeca como que a perguntar se nao queria apanhar o autocarro. Abanei a cabeca e ele encolheu os ombros, sorriu e seguiu caminho. Quando por fim veio o autocarro que queria apanhar nao consegui avancar mais do que um passo de tao cheio que vinha. Como ia mesmo ao lado do condutor aproveitei para lhe perguntar se o dia limite do passe era inclusive ou nao. O que eu fui fazer! lolol O condutor respondeu-me ao que perguntei e nao perguntei. Falou-me da vida dum condutor de autocarro, de como eram amigos dos passageiros, de como deixavam os velhinhos passar nas passadeiras e faziam sinal aos outros condutores para pararem tambem, das horas a que se tinha que levantar, das carreiras que nao eram certas, da falta de civismo das pessoas, dos problemas que as maquinas traziam... enfim, acabei por desistir de me sentar e fiquei a ouvi-lo o meu percurso todo. Abri a boca meia duzia de vezes mas isso pouco importou. Ele queria era alguem que o ouvisse, que prestasse atencao ao que ele fazia e que o valorizasse.
Sai do autocarro bem disposta, com aquela sensacao de paz interior com que se fica depois de fazer alguma coisa pelos outros. E no entanto fiz tao pouco. Limitei-me a ouvir e ainda assim o condutor despediu-se de mim com um sorriso aberto e um ate qualquer dia. Senti-me mesmo bem comigo propria. Mas isto foi apenas o comeco...
La fui eu para a minha aulinha preferida, satisfeita da vida. Tinha passado metade da aula quando eu, pobre ignorante, resolvi fazer uma pergunta. Maldita boa disposicao que me deu vontade de participar na aula! O prof vira-se para mim e diz para me levantar e ir ate ele. As minhas pernas tremiam enquanto passava pelos 30 alunos que la estavam. Sentou-me numa cadeira ao pe do quadro e propos-me ser paciente num role-playing. So nao me benzi pq nao sou mt religiosa!!! Um role-playing a frente de 30 alminhas, PORQUE EU??? Bem, passando um bocado a frente... parece que me sai bem. Deram-me os parabens e tudo. Disseram que fui mt espontanea, mas na verdade senti que estava a desempenhar um papel, mas pronto. Acabou por ser uma experiencia gira e gratificante. A pala disso fiquei a falar com mais duas raparigas, o que foi bom.
Como se nao bastasse esta actividade toda, a tarde ainda presenciei um espectaculo sordido. Um tipo agarrou em tres pedras de calcada e espatifou o vidro da porta da frente do autocarro que estava na paragem. Claro esta que fez o servicinho e fugiu dali para fora. E daquelas coisas inacreditaveis. Eu tava na paragem errada e sabia-o, quando aquilo aconteceu estava a preparar-me para ir para o outro lado da rua... Acabei por so o fazer dai a hora e meia. Acho incrivel como as pessoas viram a cabeca para o outro lado e fingem que nao foi nada com elas. As pessoas que tavam dentro do autocarro e podiam ser testmunhas do condutor meteram-se no primeiro autocarro que apareceu e foram embora. Houve pessoas como eu, que estavam na paragem e so assistiram a metade do filme, que ficaram por ali, perguntaram o que se tinha passado mas tambem viraram costas quando veio o autocarro delas. Como nao arredei pe fiquei a saber que afinal o rapaz que fez a gracinha tinha entrado dentro do autocarro em questao e recusou-se a picar ou comprar bilhete. Como o condutor nao arrancou antes dele comprar bilhete ou mostrar o passe ele saiu do autocarro e espatifou o vidro. Uma das pedras acertou na perna do motorista que quando saiu do autocarro tava a coxear. Como e que e possivel presenciar uma cena destas e voltar costas?? Nao pretendo armar-me em madre Teresa, mas nao quis ser igual aos que nao se preocupam. Fiquei por ali a falar com o motorista ate aparecer a policia. Dei os meus dados e contei o que tinha visto. Depois disso perguntei se ainda precisavam da minha ajuda, disseram que nao, agradeceram a ajuda e apanhei o meu autocarro.
Perdi hora e meia do meu dia. Mas o que e isso?? Senti-me bem de novo, desta vez por ter cumprido com o meu dever civico.
Nao custa nada. Nao doi.

3 Comments:

Blogger ricardo said...

um dia em cheio, não? continua a partilhar connosco esses teus dias! ;)

agora aproveito para te convidar para ires hoje ao teatro [das palavras]. há lá uma escada e uma data que gostava de partilhar contigo.

beijo

9:35 da manhã  
Blogger ricardo said...

continuamos à espera dessas partilhas... ;)

;)

5:51 da manhã  
Blogger Pedro said...

hello...!remember

10:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home